O fim do controle remoto: Samsung está criando TVs que reconhecem gestos


     No que depender da Samsung, o controle remoto da sua televisão será coisa do passado. Em parceria com uma startup também coreana de nome VTouch, a companhia está desenvolvendo uma tecnologia que não só te permitirá comandar uma smart TV, como também controlar dispositivos ao redor com gestos.
     Qualquer semelhança com o Kinect, da Microsoft, não é mera coincidência: uma combinação de câmeras com sensores e um software especial analisará os movimentos dos olhos e das mãos do usuário para entender qual comando ele está dando. A diferença é que estes componentes todos virão embutidos na TV.
     Você poderá mudar de canal ou aumentar o volume da televisão como se fosse um “mágico”, portanto. O mais interessante é que, com o mesmo “poder”, você poderá controlar a iluminação ambiente ou ligar um sistema de som próximo, por exemplo, simplesmente apontando para ele.
     A Samsung espera colocar no mercado as primeiras smart TVs equipadas com este sistema a partir de 2016. Mas talvez a tecnologia demore um pouco mais para funcionar da maneira esperada, uma vez que há uma série de desafios pela frente.
     Um deles é determinar que gestos representam quais comandos e diferenciá-los com precisão dos movimentos naturais do usuário. Outro é desenvolver um padrão de comunicação que torne a tecnologia compatível com dispositivos ao redor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas