Cientistas ressuscitam vírus de 30 mil anos


     Um vírus gigante, congelado há 30 mil anos, na Sibéria, foi reanimado. Entretanto, esta notícia causou uma preocupação entre os cientistas.
     O vírus, nomeado Pithovirus sibericum, foi descoberto numa amostra de terra da Sibéria Oriental. Ele é classificado como um megavírus: um vírus que tem o tamanho de bactérias e que pode ser visualizado através de microscópio óptico.
     Embora este vírus seja prejudicial apenas para amebas, esta descoberta traz uma notícia alarmante sobre o aquecimento global. O Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França alertou que as atividades que provocam o derretimento de zonas glaciais podem reanimar seres vivos considerados microscópicos já extintos e também vírus e bactérias que provocariam doenças letais para a vida humana.
     Um exemplo disso já foi observado em 2006, quando cientistas descobriram uma cepa do vírus influenza, que foi congelado há milhares de anos. Isto poderia acontecer com qualquer vírus que já foi erradicado nos últimos anos, como a varíola, e gerar uma nova pandemia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas