As imagens que enviamos para o espaço


    por Luciano Ribeiro
   
     Em um ponto do futuro, é possível que alguém ou alguma coisa acabe encontrando a sonda espacial Voyager 1. Para quem não sabe, ela faz parte do programa Voyager, da NASA, responsável por lançar as Voyager 1 e 2 com o objetivo de extrapolar as fronteiras espaciais e, quem sabe, encontrar seres de outros planetas vagando por aí.
     Em caso disso ocorrer e os aliens ainda não tiverem batido à nossa porta, eles terão a missão de compreender quem somos nós, seres humanos e demais habitantes da bolinha azul, por meio de um disco dourado cheio de informações, músicas e fotografias.
     A cápsula contém também uma carta do ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter (em inglês, afinal, essa é a língua falada em todo o universo):



      Fiz uma pequena tradução livre para quem eventualmente não manjar da língua:

     Esta nave espacial Voyager foi construída pelos Estados Unidos da América. Somos uma comunidade de 240 milhões de seres humanos entre os mais de 4 bilhões que habitam o planeta Terra. Nós, seres humanos ainda nos dividimos em Estados-nação, mas esses estados estão rapidamente se tornando uma única civilização global.
     Nós lançamos esta mensagem no cosmos. É provável que ela sobreviva um bilhão de anos em nosso futuro, quando a nossa civilização estará profundamente alterada e a superfície da Terra deve estar muito diferente. Dos 200 bilhões de estrelas na Via Láctea, alguns – talvez muitos – podem ter planetas e civilizações habitados. Se uma tal civilização interceptar a Voyager e puder entender esses conteúdos gravados, aqui está a nossa mensagem:
     Este é um presente de um pequeno mundo distante, um símbolo de nossos sons, nossa ciência, nossas imagens, nossa música, nossos pensamentos e nossos sentimentos. Estamos tentando sobreviver ao nosso tempo para que possamos viver no seu. Esperamos um dia, depois de ter resolvido os problemas que enfrentamos, que possamos participar de uma comunidade de civilizações galácticas. Este registro representa a nossa esperança, nossa determinação e a nossa boa vontade em um vasto e maravilhoso universo.

    Encontrei no blog Sploid, do Gizmodo, essa lista com as fotografias que estão nessa “garrafa”. Impressionou-me o quanto a seleção é bonita e intrigante.
      Se, por ventura, esses aliens descobrirem a sonda, tiverem tecnologia para ler os dados contidos, conseguirem decifrar o manual de instruções, acessarem as fotos e tiverem a manha de entender que se trata de vida distante, em algum outro ponto do universo, fico intrigado só de pensar no que passaria pela cabeça desses seres ao verem a forma que escolhemos para nos retratar.


     A foto acima, em especial, é bem impressionante. De uma época na qual os alpinistas não tinham praticamente nenhum dos equipamentos de segurança que têm hoje. Acho que os aliens vão gostar.
     Segue o resto das imagens. Prepare-se para refletir sobre sua condição humana e as peculiaridades da vida no nosso planeta.


































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas