Quando foi inventado o carro elétrico?
Você seria perdoado por acreditar que o carro elétrico é uma invenção moderna, uma reação ao fato de que as reservas acessíveis mundiais de petróleo terão desaparecido dentro de poucas décadas. O primeiro carro elétrico foi fabricado em Clevelend, Ohio. O ano? 1899.
A Baker Motor Vehicle Company teve uma história curta - apenas quinze anos entre 1899 e o início da Primeira Guerra Mundial. Seu primeiro veículo foi produzido em 1899. Thomas Edison tinha projetado as baterias usadas nestes veículos da Electrics Baker e na verdade ele comprou dela seu primeiro automóvel. O Automóvel Electrobat, um projeto elaborado pela empresa que nascia. Como tal, foi o primeiro veículo a ser demonstrado em público. Uma das ironias do cartaz da propaganda acima é que a empresa não tinha medo de dizer o quão caro o seu veículo era - mas que iria provar ser econômico ao longo do tempo. Quantas empresas dariam um passo como esse hoje em dia?
A Electric Baker começou como um modelo de dois lugares, mas em 1907 a faixa havia se expandido para dezessete modelos, o maior deles foi o Coupe. O número de carros fabricados nunca foi tão grande. No entanto, em 1906 fizeram mais de 800 unidades, o que a tornou a maior fabricante mundial de carros elétricos. Eles visavam muito o mercado de classe média.
Pelos padrões de hoje, o desempenho destes carros não era lá grande coisa. Eles tinham uma velocidade máxima de 20 mph que na época foi considerado mais adequado para em áreas urbanas. Na verdade, esta é ainda reconhecido hoje como a velocidade em que, uma colisão entre veículo em movimento e humano, não virá necessariamente a ser fatal, na maioria dos casos. Nessa época, o carro custava mais de US $ 2.000, uma soma principesca para aqueles dias (Edison comprou o seu por US $ 850).
As baterias desenhadas por Edison eram robustas e provaram ter longevidade além de todas as expectativas. Algumas destas baterias ainda funcionam e estão em uso até hoje. A empresa se fundiu com Rauch e Lang em 1914, tornando-se Baker, Rauch e Lang. Seus últimos carros foram fabricados em 1916.
O fato é que o carro elétrico foi ultrapassado pelos movidos a gasolina com o passar do tempo, por causa da velocidade que estes últimos conseguiam atingir. Um carro que foi desenvolvido pela empresa (também o primeiro carro na história a ter cintos de segurança) foi capaz de atingir velocidades superiores a 75 mph. Foi chamado de Torpedo . O aumento dos carros movidos com motor a gasolina colocou as empresas de carros elétricos fora do negócio. Foi um caso de conveniência - eles eram mais baratos e mais rápidos.
Fica a reflexão: se as pesquisas com veículos elétricos tivessem continuado, do que exatamente eles seriam capazes agora?
Comentários