Por que a TVs por assinatura via satélite saem do ar durante as chuvas?
As chuvas mais intensas costumam
trazer transtornos para os assinantes de TV via satélite. Afinal, não são raras
as reclamações de interferências, congelamento de imagens e até mesmo
interrupção total do serviço.
Uma tempestade é capaz de interromper o
serviço da sua TV, pois a transmissão via satélite utiliza frequências na mesma
faixa das dos fornos micro-ondas, e que são absorvidas pela água. Sendo assim,
quando chove pesado, a informação transmitida pelo satélite acaba absorvida
pela água acumulada na antena, enfraquecendo o sinal.
As emissoras amplificam o sinal enviado
para os satélites, através de uma operação chamada de uplink (parecido com o
upload de um arquivo). Existem várias estações que realizam essa operação
espalhadas em diversos lugares e, quando ocorre chuva forte, elas operam com
maior potência para compensar a perda de sinal.
O satélite recebe o sinal e, por meio de
um decodificador, faz a transmissão em uma taxa de frequências diferente para
nossas casas. Essa operação recebe o nome de downlink (uma analogia é realizar
o download de um arquivo), e é aqui que ocorre a maior perda de sinal.
O que o usuário comum pode fazer para
amenizar esse problema é adquirir um produto em forma de spray, chamado Dome
Magic, que evita que a água se acumule na antena, diminuindo essa absorção em
até certo grau. Outra opção, um pouco mais extrema, seria comprar uma antena
maior, aumentando a captação de frequências e evitando perda de sinais. No
entanto, durante uma tempestade, nem mesmo essas medidas conseguirão impedir
interferências na sua TV, graças à intensa quantidade de chuva absorvendo as
frequências transmitidas.
No caso de chuvas mais leves, em que mesmo
assim o sinal falha, o ideal é fazer um ajuste da posição da antena em alguns
graus para os lados ou verticalmente. Essa ação pode ser feita a partir das
configurações acessíveis no controle remoto da TV, mas só deve ser realizada
com conhecimento e suporte da empresa prestadora do serviço. Para garantir que
tudo correrá bem, ligue para sua operadora de tv por assinatura.
Se mesmo assim não resolver, assine a Netflix.
Comentários