Facebook está diminuindo o alcance das postagens dos seus usuários
Administradores de páginas no Facebook podem
ter percebido nos últimos dias um alcance cada vez menor nos seus posts. Isso
não é por acaso. A rede social tem cortado cada vez mais o número de postagens
que chegam ao feed de notícias dos usuários de forma orgânica.
Um plano comercial obtido pelo Advertising
Age confirma a tendência. O documento aponta que se trata de uma redução
gradual e significativa da distribuição orgânica que, em tese, deveria
"garantir uma experiência significativa com o site".
A suspeita, no entanto, é de que a rede
social estaria cortando o alcance orgânico dos posts para forçar marcas que
dependem da audiência e engajamento do Facebook a pagarem para promover seus
serviços. A empresa, no entanto, alega que se trata apenas de um filtro para
oferecer menos posts para o usuário, de forma a deixar o feed de notícias mais
limpo.
“O feed de notícias é cada vez mais
concorrido, as pessoas curtem e compartilham a cada dia um número maior de
coisas. Como essa distribuição é orientada pelo comportamento social de cada
usuário, é natural que não sejam todas as mensagens que apareçam em cada
timeline”, esclarece Camila Fusco, gerente de comunicação do Facebook no
Brasil, em contato com o Meio e Mensagem. De acordo com ela, o filtro também
acontece entre amigos.
Ela rejeita a alegação de que o corte de
alcance seja uma forma de incentivar as marcas a pagarem para ter seu conteúdo
divulgado. "Se quiserem, as marcas podem adotar os modelos publicitários
para ampliar esse alcance, mas é totalmente opcional", completa ela.
Comentários