Brasil é o 10º consumidor mundial de tablets
O Brasil chegou à décima
posição no ranking mundial de vendas de tablets, após comercializar 769 mil
aparelhos no terceiro trimestre do ano. A IDC, que divulgou os dados, prevê que
até o fim do ano o país alcance a marca de 2,9 milhões e, até 2013, de 5,4
milhões.
Em 2011, o Brasil ocupava a 12ª posição no
ranking mundial e, segundo Attila Belavary, analista de mercado da IDC Brasil,
o salto para o décimo lugar ocorreu em função do crescimento na oferta e da
queda dos preços.
Quase metade dos tablets comercializados
no trimestre (46%) custa menos que R$ 500, e 80% deles têm sistema operacional
Android. “Há muitos fabricantes investindo na venda de tablets com
funcionalidades inferiores, focando nesse novo consumidor que geralmente é
pouco exigente em relação à especificação técnica do produto”, declarou o
analista.
Os Estados Unidos, líderes mundiais,
possuem um mercado 12 vezes maior do que o nosso. “Diferente do Brasil, em
mercados mais maduros, grande parte da população já possui um computador e está
mais propenso a comprar um tablet como um dispositivo complementar e utilizá-lo
em tarefas de consumo de conteúdo digital.”
Fonte: Olhar digital
Comentários