Após 14 anos de liderança, Nokia perde para a Samsung
Foram quatorze longos anos na liderança,
mas o reinado da Nokia chegou ao fim. A responsável por destronar a tradicional
companhia finlandesa, que não vive a melhor de suas fases, é a sul-coreana
Samsung.
De acordo com um relatório da empresa IHS
iSuppli divulgado no dia 19, a participação da Samsung no mercado de celulares
passou de 24% em 2011 para 29% em 2012. Enquanto isso a Nokia viu suas vendas
gradativamente diminuindo, e passou de 30% para 24%. Em terceiro lugar vem a
Apple, que em 2011 obteve 7% de participação e agora atingiu a marca de 10%.
Os bons resultados da Samsung nos últimos
anos se devem à excelente estratégia de mercado bem sucedida da companhia. Ela
tem sido capaz de monitorar as tendências do mercado de maneira muito eficaz e
desenvolver uma vasta gama de aparelhos para satisfazer as necessidades do consumidos
– inclusive dos nichos.
Por outro lado, tardiamente a Nokia, que
não apostou nenhuma renovação do sistema, faz uma transição do Symbian para o
Windows Phone. Mas estes não têm sido capazes de compensar a diminuição das
vendas.
Comentários