Investimentos publicitários na internet ultrapassam os da TV nos Estados Unidos
Pela primeira vez, os anunciantes
norte-americanos investiram mais dinheiro com propagandas de internet do que
com a TV, conforme revelam dados do IAB divulgados nesta quinta-feira, 10.
Em 2013 a internet arrecadou US$ 42,8
bilhões em receita publicitária no país, enquanto a TV ficou com US$ 40,1
bilhões. O valor obtido pela web é 17% superior ao alcançado no ano anterior.
Grande parte dessa conquista se deve ao
desempenho do setor móvel, que cresceu 110% entre 2012, quando recebeu US$ 3,4
bilhões, e 2013, ano em que a receita ficou em US$ 7,1 bilhões.
Randall Rothenberg, CEO e presidente do
IAB, ressaltou em comunicado que a ultrapassagem, embora inédita, não deve ser
vista com surpresa, pois a internet já vinha conquistando adeptos de forma
acelerada, o que se intensificou com os aparelhos móveis.
Mesmo assim, trata-se de um feito
memorável. No Brasil, a internet ainda é a segunda mídia que mais recebe
investimentos publicitários, à frente de jornais, revistas, rádio etc., mas
atrás da TV, que recebe quase 60% das verbas de anunciantes.
De acordo com o IAB, 21% dos anúncios
feitos na internet americana em 2013 vieram de empresas de varejo, que foram
seguidas pelos serviços financeiros (13%) e a indústria automobilística (12%).
Os anúncios em buscas foram os preferidos (43%), seguidos pelos
displays/banners (19%), móveis (17%) e em vídeo (7%).
Via CNET
Comentários