Gmail completa 10 anos
Em 2004, o Google já dominava a arte de
fazer pegadinhas para o dia da mentira. O Gmail tinha toda a pinta de ser mais
uma delas: foi anunciado em 1º de abril e prometia recursos até então
praticamente inéditos em serviços de e-mail. Mas logo todo mundo percebeu que o
Google estava falando sério e hoje, ao completar dez anos de existência, o
Gmail só perde para as buscas como o serviço mais popular do Google.
A primeira grande novidade do Gmail foi o
espaço generoso. Enquanto os serviços de e-mail da época algo como 1 MB, 2 MB
ou 10 MB e um pouco mais do que isso nas opções pagas, o Google chegou
prometendo 1 gigabyte de graça.
Outra inovação foram as threads, ou seja,
a organização das respostas de uma mensagem no mesmo tópico que resulta em
listas de conversação, uma ideia tão prática que, hoje, acho que eu não
conseguiria mais lidar com um serviço de e-mail que coloca cada resposta como
uma nova mensagem na caixa de entrada.
Também merece menção o “auto-completar” no
campo de endereço, a busca avançada de mensagens (que, na verdade, só ficou boa
mesmo nos anos seguintes) e o filtro antispam que até hoje é considerado o mais
eficiente do mercado. E, claro, também há a interface limpa e organizada que
pouco lembrava os “webmails” da época.
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