Twitter deverá ficar mais parecido com o Facebook
Das principais redes sociais
da atualidade, o Twitter talvez seja aquela que muda de layout com mais
frequência. Até aí, nenhuma surpresa. O que causa espanto é o que pode vir a
ser o novo visual do serviço: o Mashable descobriu uma suposta nova interface
sendo testada que deixaria o Twitter parecido com o Facebook ou mesmo com o
Google+.
A imagem capturada pelo site mostra uma
página de perfil com uma capa grande no topo, dados da conta (número de tweets,
favoritos, seguidores, etc.) logo abaixo, foto do usuário em destaque no canto
esquerdo superior, seguida da descrição (bio) e dos trend topics e, ao centro,
os tweets em si.
Neste layout, aparentemente limitado à
versão Web do serviço, as mensagens continuam tendo limite de 140 caracteres,
mas sua fonte está maior e, quando há imagens ou vídeos, este conteúdo é
exibido com destaque, tal como acontece na home de um portal de notícias.
Exceto pela barra no topo do site, que
continua praticamente igual à atual, trata-se de um redesign completo do
serviço, claramente focado em dar mais destaques aos tweets e, assim, evitar
que mensagens possivelmente relevantes passem despercebidas.
Se o Twitter irá mesmo implementar esta
novidade, não sabe. Talvez se trate apenas daqueles testes que, se por
mostrarem tão radicais, nunca saem do status de conceito.
O fato é que o Twitter precisa mesmo se
renovar. Nas demonstrações financeiras divulgadas pela companhia na semana
passada, a empresa revelou uma confortável receita de US$ 243 milhões no último
trimestre de 2013, mas um crescimento de apenas 3,8% em sua base de usuários.
Situação preocupante, principalmente se considerarmos que há muitas contas
abandonadas ou pouco utilizadas.
Em uma reunião com analistas, os
executivos do Twitter apontaram a atual interface do serviço, com mensagens
publicadas em forma de lista, como uma das razões para a baixa captação de
novos usuários. Portanto, dá mesmo esperar mudanças impactantes no serviço ao
longo de 2014.
Comentários