Rakuten Group adquire Viber por US$ 900 milhões
O Viber é um aplicativo que
evoluiu em pouquíssimo tempo, de uma alternativa interessante para um
concorrente de peso do Skype. Diferentemente do software da Microsoft, as
versões mobile, para desktop e Windows 8 conversam entre si, permitindo
transferir conversas de um dispositivo para outro, além do serviço realizar
ligações para números fixos e móveis em todo o mundo por preços muito mais
atrativos.
Claro que um produto tão promissor atrai
interessados, e quem resolveu pagar para ver é o Rakuten Group, uma das maiores
empresas de e-commerce do Japão. Ela já vem ampliando seu portfólio há certo
tempo, que hoje conta com a linha de e-readers e tablets Kobo (que ela adquiriu
da Barnes & Noble) e o serviço de streaming com legendas colaborativas
Viki. Buscando abocanhar o mercado de VoIP e softwares de comunicação, o Viber
passa a ser sua mais nova aquisição, tendo desembolsado US$ 900 milhões para
adquiri-lo.
A grande cifra investida no Viber deixa
claro as intenções do Rakuten em se tornar “a empresa de serviços de internet
número um do mundo”, batendo de frente com seu principal concorrente: a Amazon.
E o app sai ganhando também, pois poderá oferecer seus produtos à base
instalada do Rakuten, que conta com atualmente cerca de 225 milhões de
usuários. Some-se a isso os 300 milhões de pessoas que usam o Viber e tenha uma
ideia de como seu alcance foi expandido.
Comentários