eBay: como surgiu o primeiro site de leilões da internet
Conheça a história da empresa que está há 16 anos na web e reúne mais de 97 milhões de usuários.
Em 1995 a internet mal existia e o eBay já dava as caras na web. Em um quartinho em San Jose (Califórnia, Estados Unidos), Pierre Omidyars iniciava sua lojinha de vendas de produtos e serviços, chamada AuctionWeb. "Naquele fim de semana de 95, eu sentei no meu computador e comecei a escrever um script para criar um mecanismo simples de leilão. O código era muito simples, ele permitia que você colocasse um item à venda com um título, descrição e preço inicial. Além disso, as pessoas podiam ver todos esses itens listados e, eventualmente, dar seu lance", lembra Pierre em entrevista para o site OnInnovation.com.
Quase um ano depois, em agosto de 1996, Pierre achou uma pessoa para ajudar a construir a companhia, Jeffrey Skoll. Ambos saíram de seus trabalhos e se dedicaram exclusivamente ao eBay. "Nos dois primeiros anos, nós crescíamos de 20% a 50% a cada mês. Alguns meses chegavam até a 70%. Ou seja, em dois anos tivemos um crescimento sustentável e era bom e amedrontador ao mesmo tempo, pois a qualquer momento o sistema poderia cair", conta.
Quase um ano depois, em agosto de 1996, Pierre achou uma pessoa para ajudar a construir a companhia, Jeffrey Skoll. Ambos saíram de seus trabalhos e se dedicaram exclusivamente ao eBay. "Nos dois primeiros anos, nós crescíamos de 20% a 50% a cada mês. Alguns meses chegavam até a 70%. Ou seja, em dois anos tivemos um crescimento sustentável e era bom e amedrontador ao mesmo tempo, pois a qualquer momento o sistema poderia cair", conta.
Um dos primeiros itens vendidos no site foi uma caneta a laser quebrada por US$ 14.83. Pierre ficou tão impressionado com a venda que chegou a contatar o comprador para se certificar se ele sabia que o produto estava quebrado. Para sua surpresa, o usuário não só sabia como disse ser um colecionador de canetas lasers quebradas.
O fato foi um divisor de águas, pois o engenheiro de software percebeu que qualquer coisa postada no site teria chances de vendas e ele, obviamente, poderia faturar com isso. Em pouco tempo, o eBay reuniu uma série de produtos estranhos, caros, exclusivos, quebrados, da moda, enfim, tudo o que pudesse imaginar. E a empresa começava a decolar com a ajuda de compradores e vendedores dispostos a fazer negócios pela web.
A chave do sucesso estava no modelo de negócios do site. A ideia sempre foi intermediar negociações entre pessoas, usando a internet como local comum. Compradores e vendedores se reuniam em um ambiente virtual, que permitia divulgar itens e facilitava a busca por produtos. Porém, ainda faltava uma ferramenta essencial para que a companhia deslanchasse de vez. Em 1996, Pierre teve a ideia de criar o relatório de feedback, onde os compradores davam opinião sobre as transações.
O fato foi um divisor de águas, pois o engenheiro de software percebeu que qualquer coisa postada no site teria chances de vendas e ele, obviamente, poderia faturar com isso. Em pouco tempo, o eBay reuniu uma série de produtos estranhos, caros, exclusivos, quebrados, da moda, enfim, tudo o que pudesse imaginar. E a empresa começava a decolar com a ajuda de compradores e vendedores dispostos a fazer negócios pela web.
A chave do sucesso estava no modelo de negócios do site. A ideia sempre foi intermediar negociações entre pessoas, usando a internet como local comum. Compradores e vendedores se reuniam em um ambiente virtual, que permitia divulgar itens e facilitava a busca por produtos. Porém, ainda faltava uma ferramenta essencial para que a companhia deslanchasse de vez. Em 1996, Pierre teve a ideia de criar o relatório de feedback, onde os compradores davam opinião sobre as transações.
Ele conta que, no início, achou que os feedbacks seriam apenas negativos, portanto ele decidiu explicar à comunidade do eBay como deveria funcionar o sistema de resposta às transações. "Eu disse que, basicamente, as pessoas são boas e tentam fazer as coisas da melhor maneira. Mas, às vezes, as coisas não dão certo. Portanto, o ideal é dar uns aos outros, pelo menos, o benefício da dúvida. Se você está tendo algum problema com alguém, você pode usar o formulário para isso. Mas, se alguém fizer algo legal seria bom reconhecer publicamente também. Vamos elogiar o que for preciso", contou o fundador.
O formulário foi uma ferramenta incrível para entender a natureza humana, além de ter sido essencial para o sucesso do eBay. De acordo com Pierre, com a chegada do recurso os usuários puderam entender que também é possível confiar em pessoas desconhecidas e isso deu o empurrão que faltava para o negócio.
Em 1997, o site mudava seu nome para eBay. O fundador tentou registrar o novo domínio como echobay.com – nome dado a sua empresa de tecnologia -, mas teve que alterá-lo, pois outra companhia já possuía o domínio citado. Além do novo nome, a companhia também faturou uma bolada de uma venture capital. A Benchmark Capital injetou US$ 6.7 milhões no site em setembro daquele ano.
No ano seguinte, Pierre e Jeff convidaram Meg Whitman, executiva que atualmente comanda a HP, para sustentar o sucesso da empresa. A então presidente montou uma equipe composta de executivos da Pepsico e Disney e reuniu um time de peso para gerenciar o eBay. Na época, a empresa contava com apenas 30 funcionários e 500 mil usuários, no entanto, já possuía uma bela receita: US$ 4.7 milhões.
O formulário foi uma ferramenta incrível para entender a natureza humana, além de ter sido essencial para o sucesso do eBay. De acordo com Pierre, com a chegada do recurso os usuários puderam entender que também é possível confiar em pessoas desconhecidas e isso deu o empurrão que faltava para o negócio.
Em 1997, o site mudava seu nome para eBay. O fundador tentou registrar o novo domínio como echobay.com – nome dado a sua empresa de tecnologia -, mas teve que alterá-lo, pois outra companhia já possuía o domínio citado. Além do novo nome, a companhia também faturou uma bolada de uma venture capital. A Benchmark Capital injetou US$ 6.7 milhões no site em setembro daquele ano.
No ano seguinte, Pierre e Jeff convidaram Meg Whitman, executiva que atualmente comanda a HP, para sustentar o sucesso da empresa. A então presidente montou uma equipe composta de executivos da Pepsico e Disney e reuniu um time de peso para gerenciar o eBay. Na época, a empresa contava com apenas 30 funcionários e 500 mil usuários, no entanto, já possuía uma bela receita: US$ 4.7 milhões.
No mesmo ano, o site veio a público e o fundador e seu parceiro se tornaram instantaneamente bilionários. O preço alvo das ações era de US$ 18, mas, para surpresa de todos, em seu primeiro dia na bolsa a empresa conseguiu US$ 53,50 por ação.
Com a chegada do século 21 e o começo da popularização da internet, a companhia resolveu começar a investir em ferramentas novas. Em 2002, o eBay comprou a Ibazar, um site de leilão europeu similar ao eBay, e fechou um acordo com o PayPal, que ajudou a empresa a conseguir mais usuários e a realizar mais vendas.
"O eBay de 1995, 1997 ou 2000 não era o que o mundo precisava em 2008, 2009 e 2010. Eu sabia que tínhamos que evoluir nossa experiência do usuário para a comunidade da internet atual. As decisões que eu tomei em 1996, por exemplo, quando eu criei o formulário de feedback, não devem ser vistas como eternas. Eu achava importante rever o conceito inicial do projeto, mas baseado nas necessidades do mundo atual", comentou.
No início de 2008, o site expandiu mundialmente e reuniu centenas de milhões de usuários registrados, além de mais de 15 mil funcionários e uma receita de quase US$ 7.7 bilhões. No ano seguinte, a companhia vendeu sua unidade de telefonia pela internet, o Skype, a um grupo de investidores em uma operação avaliada em US$ 2,75 bilhões. O eBay recebeu cerca de US$ 1,9 bilhão em dinheiro e manteve participação de 30% na empresa de telefonia.
Atualmente o eBay possui 97 milhões de usuários. O valor total dos produtos vendidos em 2011 somaram US$ 62 bilhões, o equivalente a US$ 2 mil em vendas a cada segundo. O site é extremamente rico, pois fatura uma porcentagem (de US$ 0,30 a US$ 3 dependendo da oferta do vendedor) em cada negócio fechado. "A ideia de criar um espaço na internet para que pessoas desconhecidas fizessem negócios, em 1995, quando a web ainda era muito nova e quase ninguém usava, era totalmente maluca e muita gente me disse isso. Mas, hoje as pessoas compram até carros pela internet. Eu não tive a visão de que isso tomaria conta do mundo, mas eu pensei que valeria a pena tentar", finalizou.
Outras estatísticas interessantes de vendas mostram que no site um carro é vendido a cada dois minutos, um CD a cada nove segundos e um celular a cada 21 segundos. Além disso, o item mais caro já vendido no eBay foi um jatinho de US$ 4.9 milhões, seguido de pedaços de um míssil do exército americano que custou US$ 750 mil ao comprador. Alguns outros produtos exclusivos também já foram comercializados no site por altos preços como um vestido da Amy Winehouse de 1.950 Libras, doados para a caridade, e um encontro com a atriz americana Scarlett Johansson de 20 mil Libras, também repassados para um instituição carente.
"O eBay de 1995, 1997 ou 2000 não era o que o mundo precisava em 2008, 2009 e 2010. Eu sabia que tínhamos que evoluir nossa experiência do usuário para a comunidade da internet atual. As decisões que eu tomei em 1996, por exemplo, quando eu criei o formulário de feedback, não devem ser vistas como eternas. Eu achava importante rever o conceito inicial do projeto, mas baseado nas necessidades do mundo atual", comentou.
No início de 2008, o site expandiu mundialmente e reuniu centenas de milhões de usuários registrados, além de mais de 15 mil funcionários e uma receita de quase US$ 7.7 bilhões. No ano seguinte, a companhia vendeu sua unidade de telefonia pela internet, o Skype, a um grupo de investidores em uma operação avaliada em US$ 2,75 bilhões. O eBay recebeu cerca de US$ 1,9 bilhão em dinheiro e manteve participação de 30% na empresa de telefonia.
Atualmente o eBay possui 97 milhões de usuários. O valor total dos produtos vendidos em 2011 somaram US$ 62 bilhões, o equivalente a US$ 2 mil em vendas a cada segundo. O site é extremamente rico, pois fatura uma porcentagem (de US$ 0,30 a US$ 3 dependendo da oferta do vendedor) em cada negócio fechado. "A ideia de criar um espaço na internet para que pessoas desconhecidas fizessem negócios, em 1995, quando a web ainda era muito nova e quase ninguém usava, era totalmente maluca e muita gente me disse isso. Mas, hoje as pessoas compram até carros pela internet. Eu não tive a visão de que isso tomaria conta do mundo, mas eu pensei que valeria a pena tentar", finalizou.
Outras estatísticas interessantes de vendas mostram que no site um carro é vendido a cada dois minutos, um CD a cada nove segundos e um celular a cada 21 segundos. Além disso, o item mais caro já vendido no eBay foi um jatinho de US$ 4.9 milhões, seguido de pedaços de um míssil do exército americano que custou US$ 750 mil ao comprador. Alguns outros produtos exclusivos também já foram comercializados no site por altos preços como um vestido da Amy Winehouse de 1.950 Libras, doados para a caridade, e um encontro com a atriz americana Scarlett Johansson de 20 mil Libras, também repassados para um instituição carente.
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