Os maiores avanços científicos de 2011

    
     A descoberta de que o tratamento contra o HIV também diminui a transmissão do vírus foi considerada o maior avanço científico de 2011. O estudo demonstrou que quem é tratado contra o HIV com drogas anti-retrovirais tem 96% menos chance de transmitir o vírus a seus parceiros sexuais.      Até a publicação da pesquisa, havia uma grande polêmica se as drogas anti-retrovirais tinham ou não o efeito duplo de tratar os portadores e restringir o contágio.
     A pesquisa foi coordenada pela Universidade da Carolina do Norte (EUA) e começou a ser feita em 2007 e envolveu 1.763 casais heterossexuais em 9 países. Cada casal incluía um parceiro contaminado pelo HIV e outro livre do vírus. Os pesquisadores administraram drogas anti-retrovirais em metade dos casais e compararam o porcentual de infecção dos parceiros nos quatro anos seguintes.
     Sexo com Neandertais nos fez mais fortes – Segundo uma nova pesquisa, as relações sexuais entre humanos e Neandertais pode ter ajudado a reforçar nosso sistema imunológico e nos fez mais fortes ao introduzir um gene fundamental contra os vírus.
     A chave da energia limpa - Cientistas japoneses conseguiram mapear o Fotossistema II ou PSII (sigla em inglês), a proteína que as plantas usam para separar a água em átomos de hidrogênio e oxigênio. Esta pode ser a chave para encontrar uma poderosa fonte de energia limpa. Ou seja, converter a luz do Sol em combustível.
     Nutrição e doença – As últimas pesquisa identificaram bactérias dominantes que podem determinar o comportamento do aparelho digestivo humano. O estudo revelou que uma dessas bactérias prospera em uma dieta rica em proteínas, enquanto outras preferem alimentos de origem vegetal. Este comportamento mostra uma relação íntima entre nutrição e doença.
     Vacina contra a Malária - Os primeiros resultados dos ensaios clínicos de uma vacina animou os cientistas na busca de encontrar uma vacina contra a malária.
     Minerais de design - As zeólitas são minerais porosos utilizados como catalisadores e filtros moleculares para converter petróleo em gasolina, purificação de água, filtro de ar e produzir detergentes para a roupa, por exemplo. Este ano, químicos desenharam uma gama de novas zeólitas mais baratas, mais finas e mais bem equipadas para processar grandes moléculas orgânicas.
     Retardando os males do envelhecimento - Experimentos mostraram que a limpeza de células envelhecidas, ou aqueles que pararam de se dividir, em corpos de camundongos pode retardar o aparecimento de sintomas relacionados à idade, tais como cataratas e fraqueza muscular. Os camundongos cujos corpos foram limpos dessas células viveram mais do que os que não receberam o tratamento.
Fonte:www.abc.es

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas