Cientistas desmentem mito do fim do mundo em 2012


     Segundo documento divulgado pelo Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), do México, cintistas de vários países derrubaram a teoria apocalíptica de que a Civilização Maia previra o fim do mundo para 2012. Na verdade, o que poderia acontecer é a volta de um novo deus maia.
     A instituição garantiu que a questão foi analisada por especialistas na cultura maia e que as previsões para 21 de dezembro de 2012 não se referem ao fim do mundo, mas sim ao retorno do deus Bolon Yokte.
     Os maias do período Clássico (250-900 dC), “de forma alguma pensaram que o seu tempo acabaria em 2012", diz o documento do INAH. Os epigrafistas (estudiosos das inscrições lapidares dos monumentos antigos) Sven Gronemeyer e Erik Velásquez, da Universidade de Trobe (Austrália), asseguraram que a inscrição conhecida como “Monumento 6 de Tortuguero” só assinala o término de um ciclo e início de outro.
     Velásquez explicou que a "profecía maia de 2012" surgiu nos anos de 1970, quando o escritor Frank Waters escreveu um texto com uma "miscelânea de crenças". “O ‘Monumento 6 de Tortuguero’ marca apenas o suposto fim do Quinto Sol (que é um conceito mexicano, não maia) e a chegada de uma nova humanidade, ou Sexto Sol", disse Velásquez.
     “Os maias nunca disseram que haveria uma grande tragédia ou o fim do mundo em 2012. Essa visão apocalíptica é algo que nos caracteriza, ocidentais. Não é uma filosofia dos maias”, disse o pesquisador Rodrigo Liendo, do Instituto de Pesquisas Antropológicas da Universidade Autônoma do México.
Fonte:abc.es

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas