Via lançou o “VIA APC”, um mini computador

     Seguindo a moda de fabricar computadores pequenos e poderosos, a VIA lançou o “VIA APC”, um computador parecido com o Raspberry Pi, que é praticamente do tamanho de um cartão de crédito e já tem até uma câmera integrada com sensor de 14 megapixels. O Cotton Candy é outro “mini” que tem o formato de um pendrive. O MK802 é uma versão ainda mais barata do Cotton Candy. E agora é a vez da Via entrar no mercado, desta vez com uma placa padrão Neo-ITX, de 17 cm por 8,5 cm.
     A Via não foi exatamente bem sucedida nos desktops tradicionais. Ela bem que tentou emplacar em países emergentes o Via C3, um processador com baixo consumo de energia que pode rodar até o Windows Vista, mas Intel e AMD já dominam o mercado há um bom tempo – e parece ser bem difícil tirar a coroa dos dois. Mas um novo computador fabricado por eles tem alguma chance.

     O Via APC 8750 é uma placa mãe que custa apenas US$ 49 nos Estados Unidos e possui integrados todos os componentes necessários num computador: processador Via de 800 MHz, 512 MB de RAM DDR3, 2 GB de memória flash, quatro portas USB, vídeo VGA e HDMI, porta Ethernet e conexões de áudio. É bastante para um PC compacto, especialmente porque ele consome apenas 4 W quando está ocioso e chega a no máximo 13,5 W em tarefas com processamento pesado.
     Tem uns probleminhas, no entanto. A conexão HDMI só funciona com resolução de 720p, o que significa que seu monitor ou TV full HD ficará subutilizado. E o sistema operacional é o Android. Só que na versão 2.3. De acordo com a Via, eles otimizaram o sistema para suportar vários dispositivos externos, incluindo teclado e mouse físicos e a conexão de rede por cabos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas