Ciência: Sangue, a fonte da juventude.


      O Conde Drácula tinha razão.
     Esta semana, em uma conferência da Sociedade de Neurociência em Nova Orleans, foi apresentado um estudo que mostra que o sangue jovem pode ser a chave para evitar o envelhecimento.
     Já foi mostrado que a infusão de sangue jovem pode fortalecer o crescimento de novas células no cérebro de ratos idosos. “Nós sabemos que o sangue tem um enorme efeito nas células cerebrais, mas nós ainda não sabemos como se seus efeitos são estendidos para além da regeneração celular”, comentou Saul Villeda, na Universidade da California em Stanford.
     A experiência apresentada foi conduzida da seguinte forma: o sangue era coletado de ratos jovens e injetado nos ratos idosos. Após o sangue de ambos terem completamente se misturado, o cérebro dos animais foi analisado.
     Tecido coletado do hipocampo destes ratos mostrou mudanças entre 200 e 300 genes, principalmente nos envolvidos no aprendizado e memória. Além disso, foram encontradas mudanças em algumas proteínas envolvidas no crescimento de nervos. Também foi percebido um aumento nas conexões neurais em áreas do cérebro onde células novas não crescem.
     Não se sabe, contudo, qual a diferença entre o sangue jovem e o envelhecido. “Nós ainda não identificamos nenhum fato individual responsável pelos efeitos de rejuvenescimento no plasma sanguíneo jovem”, comentou Tony Wyss-Coray, de Stanford. A pesquisa é um passo importante que pode representar a possibilidade de um envelhecimento com maior qualidade de vida no futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas