Um comentário Do Carvalho!
Antes de publicar a postagem intitulada "A Velha e Sábia Dama de Ferro Tinha Razão..." expliquei que tinha recebido o texto via e-mail e que achei interessante repassar a vocês. Escrevi também: "As ideias do texto não correspondem necessariamente ao meu pensamento."
Opiniões antagônicas são importantes e necessárias para que as pessoas tenham conhecimento dos fatos e possam tirar suas próprias conclusões.
O amigo Inácio Carvalho, fez o seguinte comentário sobre o texto, o qual publico a seguir com o maior prazer:
"Caro amigo Sarto, permita-me meter o bedelho no seu Catafau para contrapor esses argumentos sobre o Socialismo e a crise que afeta os países europeus, capitalistas. A velha "Dama de Ferro" e seu fundamentalismo pelo capitalismo mais vil é, no fim das contas, uma das principais responsáveis pelo destrambelho que ocorre hoje na Europa, com graves consequências para os trabalhadores. Lembro que foi ela, junto com Reagan, entre os anos 70 e 80, que alardearam as teorias de Frederick August von Hayek, que pregou o estado mínimo, deixando o tal "livre mercado" solto para fazer o que bem quisesse. A Europa embarcou nessa de cabeça e mesmo os partidos dito "Socialistas" da França, Itália, Grécia, Alemanha, Espanha, Portugal e Inglaterra, dos sucessores de Thatcher, tipo Tony Blair, e o resultado está vindo agora, com os estados despreparados para atender as necessidades do seu povo. Aqui no Brasil, assim como na América Latina, o destroço foi grande também. O Chile de Pinochet puxou o cordão neoliberal, depois vieram Menen, Fujimori, Andres Peres, De La Rua e FHC, entre outros. O Brasil, que já havia vivido a década perdida de 1980, enfiou-se mais perdido ainda pelos anos 90 e sabemos qual o resultado.
Sobre o Socialismo, caro conterrâneo, vide o que vive a China, uma pujança de desenvolvimento, do qual depende hoje a meca norte-americana que tem boa parte de seus dólares nas mãos da turma dos olhos miúdos. Vietnan e até mesmo Cuba, com todas as dificuldades impostas pelo bloqueio criminoso, vivem novas realidades.
Amigo, nos últimos tempos constuma-se dizer que se fosse um ser humano o capitalismo estaria entregue ao um geriatra, já o socialismo, renovado pós queda do muro, estaria nas mãos de um pediatra, já dando passos firmes e com excelentes perspectivas de vida.
Um forte e fraterno abraço."

Comentários