Vendas de tablets caem 20% no Brasil
As vendas de tablets no Brasil despencaram
20% no primeiro trimestre de 2015 em comparação com o mesmo período do ano
passado. De acordo com a IDC, que divulgou um estudo sobre o mercado de tablets
na quinta-feira (25), foram comercializados 1,78 milhão de dispositivos no país
entre janeiro e março, cerca de 390 mil unidades a menos que no primeiro
trimestre de 2014.
O número ficou abaixo das expectativas da
consultoria, que esperava 2 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre
de 2015. Por que houve uma queda tão grande? Segundo a IDC, a alta do dólar
influenciou bastante no resultado, já que os preços aumentaram até 17% em
relação ao quarto trimestre de 2014. O fato de o governo ter cancelado projetos
de educação também puxou os números para baixo.
Mas a queda não parece ser apenas
momentânea, ou somente culpa da situação econômica do país. Na verdade, as
vendas estão diminuindo também por causa da “canibalização do mercado devido
aos phablets e outros dispositivos com tela grande” e da má experiência de uso
— o que faz sentido quando vemos que 70% dos tablets vendidos são de baixo
custo, na faixa de preço de até R$ 500.
Nesses 1,78 milhão de tablets estão
incluídos os notebooks 2 em 1, com tela destacável, que foram responsáveis por
41 mil unidades e seguiram na contramão dos tablets comuns. As vendas dos
híbridos aumentaram 115% em relação ao quarto trimestre de 2014, um período
tradicionalmente forte em vendas — entre outubro e dezembro, mais de 3 milhões
de tablets haviam sido comercializados no Brasil.
Até o final de 2015, a expectativa é que
sejam vendidos 8,1 milhões de tablets, número 14% menor que os 9,5 milhões de
unidades comercializadas em 2014.
Fonte:IDC
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