Netflix diz que não terá publicidade em seu conteúdo
Nesta semana nós fomos
surpreendidos com o relato de que a Netflix estava exibindo alguns anúncios
antes e depois dos filmes/séries. O teste foi feito principalmente no
aplicativo para o Xbox One, conforme a própria companhia admitiu. Eles, no
entanto, sustentam que isso não é publicidade. E mais: a Netflix informou que
“não tem a intenção de incluir publicidade no serviço”. O problema é compreender o conceito que
eles têm de publicidade.
Quando vamos ao cinema e vemos trailers
antes do filme, consideramos que seja uma forma de divulgação de outros
produtos.
Além dos trailers, ainda temos os anúncios
de toda sorte nas salas de cinema que conhcemos. São principalmente comerciais
de bancos e de refrigerantes.
Ok, isso faz parte da experiência que nós
conhecemos de ir ao cinema. Quem nunca chegou atrasado para uma sessão, mas com
a consciência tranquila por saber que ainda tem os trailers? Não deixa de ser
publicidade, no entanto.
A Netflix decidiu empregar a mesma lógica
em seu serviço de streaming. Os filmes e séries exclusivos receberam adições de
outros conteúdos exclusivos. Uma representante do serviço me explicou que um
espectador de Orange is the New Black poderia visualizar um trailer pequeno de
House of Cards e vice-versa.
A nota oficial diz o seguinte: “Durante
algum tempo fizemos alguns teasers de séries originais usando trailers curtos,
sempre depois que o membro já havia terminado de assistir a um programa. Agora,
uma quantidade limitada de membros assiste a esses teasers antes de um programa
começar.”
O teste não incluía produtos de terceiros,
mas somente aqueles conteúdos exclusivos da Netflix. Também não foi feito antes
de conteúdos de outras produtoras, mas apenas naqueles vídeos produzidos pela
própria Netflix. Você vai reparar que eles conduziram o experimento em um
cenário bastante limitado.
De qualquer forma, são trailers como os do
cinema. Resta saber se, para você, isso conta como publicidade. Se sim, podemos
dizer que a Netflix está testando a exibição de anúncios – ainda que trailers –
antes e depois dos episódios de séries.
Eu enxergo como uma forma de propaganda.
No momento, ela pode até melhorar a experiência de uso do serviço, uma vez que
apresenta novos conteúdos possivelmente interessantes para o assinante. Mas no
futuro, sabe-se lá o que isso pode se tornar. É uma mudança em relação à
experiência que a gente conhece de Netflix, um serviço que cobra assinatura
mensal para streaming de conteúdo.
A Netflix ressaltou que os trailers estão
em teste. “Nós testamos centenas de potenciais melhorias para o serviço todos
os anos. Muitos nunca passam desta etapa.” A depender da reação dos
consumidores, é capaz de engavetarem a ideia. Ao menos na internet, as reações
foram bastante acaloradas.
Comentários