Tablets com Android vendem mais que todos os outros
O mais recente estudo de mercado feito
pela consultoria IDC mostra que o consumidor brasileiro gosta mesmo é de tablet
com Android. O sistema mantido pelo Google responde por nada menos que 96% do
mercado. Em seguida aparecem o iOS e o Windows. Embora a consultoria não
informe os números dos demais participantes, o analista Pedro Hagge dá a deixa
em entrevista ao Tecnoblog: “A maioria que sobra aí é da Apple”.
Os dados fazem parte do estudo sobre os
meses de julho e agosto. Foram vendidos em julho 612 mil tablets. Houve ligeiro
crescimento no mês subsequente, com a venda de 642 mil unidades do produto.
Portanto, no bimestre foram comercializados 1,2 milhão de produtos. “Esta
crescente acontece após um período de baixa. A expectativa para setembro é de
que o número seja ainda maior”, afirma Hagge. “O mercado está voltando a
respirar”.
Quando ele fala em mercado, na verdade se
refere majoritariamente aos consumidores finais – gente que vai até a loja
comprar o tablet para uso pessoal. A adoção de tablets no meio corporativo
ainda é muito tímida: as empresas respondem somente por 6% de todas as vendas.
Segundo o analista, este comportamento se deve à disparidade entre as
especificações encontradas em um PC e no tablet. O primeiro ainda é visto como
um aparelho para trabalhar, enquanto o último tem foco maior na visualização de
conteúdo.
A questão do tablet com conectividade
3G/4G ainda não é um diferencial no país. Até porque, lembra o especialista,
hoje em dia qualquer smartphone oferece a opção de criar hotspot e o Wi-Fi
também se popularizou nas residências e escritórios.
Outro ponto importante para o consumidor
brasileiro é o preço na hora de escolher um tablet. Ainda não há dados fechados
para o terceiro trimestre de 2014, então ficam as pistas do que foi registrado
no segundo trimestre: 38% dos consumidores querem tablets de até 300 reais.
Outra fatia de 38% procura por modelos com preço entre 300 e 500 reais.
Ou seja, pode-se dizer que os brasileiros
preferem os tablets que custem 500 reais ou menos. E nisso, o Android domina,
enquanto a Apple, com preços bem superiores, aparece com tímida representação.
Comentários