Por que compartilhamos nas redes sociais?
Segundo um relatório recente
da Ipsos, empresa especializada em pesquisas de mídia e publicidade, o
principal motivo para os brasileiros postarem nas redes sociais é com o
objetivo de “compartilhar algo interessante” (63%). O próximo motivo apontado
na pesquisa é “mostrar aos outros quem eu realmente sou” (60%), seguido por
“compartilhar algo importante” (57%) e por “compartilhar algo engraçado” (43%).
A pesquisa também mostrou que a vontade
por compartilhar coisas interessantes ocupa a primeira posição na lista de 24
países analisados, com apenas uma exceção: Arábia Saudita, país no qual as
pessoas costumam postar mais com o objetivo de “mostrar aos outros quem eu
realmente sou”. O mapa do engajamento dos países que mais postam com esse tipo
de finalidade é composto por China (76%), Indonésia (76%), África do Sul (74%),
Turquia (71%), Rússia (68%), Canadá (65%), Reino Unido (65%) e Estados Unidos
(65%).
Os brasileiros também compartilham muitos
conteúdos em redes sociais visando “recomentar um produto, serviço, livro,
filme, etc.” (41%), mas pouco quando o assunto é “apoiar uma causa, organização
ou crença” (35%), “compartilhar algo único” (17%) ou “mostrar aos outros o que
você está fazendo” (16%).
Dos países analisados, a Turquia detém o
título de pessoas que mais postam porque consideram algo importante (67%),
enquanto a Argentina tem o maior número de usuários compartilhando um conteúdo
porque apoia uma causa, organização ou crença (48%).
Comentários