Desligamento do sinal analógico de TV começará em 2015


     A liberação da frequência de 400MHz para utilização do 4G virou prioridade no País, que deve antecipar um pouco o período de funcionamento do sinal mais antigo de TV.
     Na última terça-feira (11/06), o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo informou que a data de desligamento do sinal de televisão analógica será antecipado para 2015 nas grandes cidades. Em contrapartida, o sinal em regiões pouco habitadas ou no interior será em 2018.
     O novo cronograma substitui o anterior, que previa o início do desligamento apenas para 2016. Paulo Bernardo afirmou que a mudança já foi aprovada pela presidente Dilma Rousseff, e nos próximos dias deve ser publicado o decreto oficial com todas as mudanças.
     O motivo é a implementação do 4G, que acontecerá na mesma frequência hoje utilizada pelo sinal analógico de TV aberta, além de diminuir o risco na digitalização do sinal. “Se fizer tudo em uma data só, será mais difícil de administrar e a demanda por aparelhos será muito grande, aumentando o risco de termos problemas”, disse.
     Outra mudança importante em frequências é a permissão para que emissoras de rádio AM possam migrar para FM, algo que vem sendo pedido há algum tempo pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas