O Tuk Tuk

(Taxi-coco de Cuba)

     Tuk-Tuk é um tipo de triciclo motorizado, muito comum na Índia, China, Tailândia e Peru. Pode ter várias denominações: rickshaw ou riquixá; Tuctuc; triciclo motorizado, cocotaxi, torito (que é uma marca indiana vista com frequência no Peru)…

     As duas principais vantagens do motocarro são:

- a grande economia de combustível para transportar até quatro pessoas (um condutor e três passageiros)
- a maior segurança em relação às motocicletas, pois há muito mais estabilidade sob duas rodas do que sob três.


     Locomoção e o transporte nos países asiáticos sempre foram problemáticos, especialmente pela superpopulação. A Índia, por exemplo, com cerca de 1,2 bilhões de habitantes, em uma área 2,6 vezes menor que a do Brasil, tem uma densidade demográfica de nada menos que 365 habitantes por quilômetro quadrado. Trata-se de uma verdadeira multidão que, para circular, descobriu o Tuk Tuk: um prosaico veículo de três rodas capaz de levar gente e carga, ou, quase sempre, os dois simultaneamente. Muito popular, o veículo é uma das saídas de baixo custo para tentar driblar um trânsito completamente caótico, pois, com reduzidas dimensões, oferece um pouco mais do cobiçado artigo "agilidade".

     Um destes Tuk Tuks é o King 200, equipado com motor de um cilindro, do tipo dois tempos, de 199cm³ de cilindrada, carburado e alimentado por gasolina ou gás, com refrigeração a ar forçada por meio de ventoinha, produzido pela marca indiana de motocicletas TVS, que lançou o modelo em 2008. As formas não são requintadas nem saíram de badalados estúdios de estilo. Sem tanta preocupação com a estética, o veículo privilegia a praticidade, robustez e economia. Com um visual retangular, tipo pão de forma em miniatura, o triciclo tem pequenas rodas, com aros de 12 polegadas de diâmetro, bem nas extremidades (entre-eixo de 1.985mm), para aumentar o espaço interno.
      Acho que esta seria a solução ideal para diminuir a quantidade de vítimas por acidentes com mototáxi em Sobral. Estes veículos, além de econômicos e mais seguros, podem transportar mais passageiros e cargas com segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas