Por que fechamos os olhos para lembrarmos melhor de alguma coisa?


      Se você perdeu as chaves, ou esqueceu onde estacionou o carro, tire um minuto e feche os olhos. As suas chances de se lembrar vão aumentar.
     Um novo estudo científico sugere que fechar os olhos pode ajudar a recordar vistas e sons com detalhes muito mais precisos.
     De acordo com pesquisadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, fechar os olhos pode melhorar a sua memória de curto prazo.
     Eles dizem também que a técnica pode ser útil para testemunhas de crimes que estão sendo interrogadas pela polícia.
     Fechar os olhos "ajuda as pessoas a visualizar os detalhes do evento que estão tentando recordar", disse Robert Nash, pesquisador-chefe da investigação, em entrevista à BBC. Ele acrescentou que também pode "ajudar as pessoas a concentrarem-se em informações de áudio".
     Os pesquisadores mostraram a 178 participantes um clipe de filme mudo de um eletricista entrando numa casa, executando um trabalho, e, em seguida,  roubando alguns bens Os participantes foram divididos em grupos: metade manteve os olhos abertos e a outra metade fechou os olhos.
     Os participantes foram, então, questionados acerca de detalhes do filme (como "o que estava escrito na parte da frente da van?") para testar a sua recordação. O grupo que fechou os olhos respondeu a 71 por cento das perguntas corretamente, enquanto o grupo que mantinha os olhos abertos respondeu corretamente a apenas 48 por cento das perguntas.
     Num segundo experimento, os pesquisadores mostraram um clipe de um show criminal britânico com som, que descreveu um homem idoso a ser atacado em sua casa. Mais uma vez, o grupo que fechou os olhos teve uma melhor percentagem ao recordar - não só para informação visual, mas também para informações áudio.
     Os resultados foram publicados na revista Legal and Criminological Psychology. Estudos anteriores também mostraram que as testemunhas podem melhorar a sua recordação de detalhes relevantes, ao fechar os olhos, sem qualquer aumento na recordação de informações falsas. Suspeita-se que isso aconteça porque fechar os olhos ajuda as pessoas a bloquear as distrações.
     O testemunho ocular é considerado o melhor preditor quando se trata de resolver um crime. Existem vários métodos de entrevista para ajudar a polícia a obter informações confiáveis, alguns dos quais empregam a técnica de pedir às pessoas que fechem os olhos. No entanto, a polícia muitas vezes recebe muito pouca formação na arte de entrevistar testemunhas.

Fonte: Sciencealert

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas