Lançado o primeiro smartphone com Ubuntu


     Depois de mais de dois anos de adversidades e especulação, finalmente foi lançado o primeiro smartphone com Ubuntu Phone produzido em escala comercial. O aparelho chamado Aquaris E4.5 Ubuntu Edition foi produzido pela fabricante espanhola BQ e já está sendo vendido na Europa.
     O lançamento do smartphone é o resultado de uma parceria entre a Canonical e a BQ. Mas apesar de todo o alarde em torno do produto, o Aquaris E4.5 não é um novo modelo. Na verdade o aparelho já é comercializado pela empresa desde 2014, só que com o sistema operacional Android 4.4.
     A boa notícia é que o modelo preservou quase todas as características da versão para Android. A Ubuntu Edition vem com processador Quad-core MediaTek de 1,3 GHz, 1 GB de RAM, tela IPS de 4,5 polegadas, com resolução de 960×540 pixels, 8 GB para armazenamento interno de dados e suporte a dois cartões SIM. Para completar, ele possui uma câmera traseira de 8 megapixels, outra frontal de 5 megapixels e suporte a microSD de até 32 GB. Pelas características anunciadas, o aparelho tem especificações intermediárias. Isso o coloca na concorrência entre outras alternativas mais baratas, como o Moto E e os dispositivos Lumia.
     Inicialmente, o Aquaris E4.5 Ubuntu Edition terá aplicativo do Facebook, Twitter, Amazon, Time Out, Yelp e Cut the Rope. Serviços como Spotify, SoundCloud e Grooveshark também serão integrados ao sistema. A Canonical afirma que o Ubuntu Phone suporta HTML5 bem, e a empresa é categórica ao dizer que ele não será mais um clone do iOS ou Android.
     O Aquaris E4.5 Ubuntu Edition já está sendo vendido em alguns países europeus desde o início da semana. Por enquanto, seu preço sugerido é de 169,90 euros. Infelizmente, para nós, ainda não há qualquer informação ou previsão de lançamento no Brasil, até porque a empresa nem mesmo possui sede ou atua no país.

Fonte: The Verge

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas