Pixlr, uma opção gratuita ao Photoshop


      Quem trabalha com design, jornalismo ou simplesmente alimenta um blog pessoal, sabe que a arte de tratar, recortar e modificar imagens é muito importante. Até mesmo para cuidar bem dos registros familiares, saber usar um aplicativo de edição é um trunfo e tanto para “dar um trato” naquela espinha ou para corrigir a foto escura que você tirou com o smartphone.
     Quando falamos em edição de imagens, imediatamente lembramos do Adobe Photoshop. Porém, a licença do aplicativo custa caro: ele é focado no mercado profissional, no qual o investimento é justificado através do lucro da empresa ou do artista. E para quem gosta da interface do Photoshop, surge um drama: não há muitas opções arrojadas e gratuitas, principalmente uma que não precise de instalação no seu computador.
     Para sanar este problema, existe o Pixlr – um aplicativo online leve e que funciona de maneira muito semelhante à famigerada ferramenta da Adobe. Basta acessar o site, selecionar uma imagem (do seu computador, de uma biblioteca online, do Facebook ou mesmo de um endereço da web) para começar o trabalho. Obviamente, também é possível criar arquivos da estaca zero.
     As funções, os ícones e o posicionamento das barras de ferramentas é praticamente a mesma do Photoshop, e o programa funciona com incrível fluidez. Os filtros e efeitos visuais estão presentes, embora simplificados, e o Pixlr também consegue abrir e salvar arquivos padrão PSD, criar camadas (layers), regular cores com separação de canais, e muito mais.

     Gostou? Recentemente comprada pela Autodesk, uma nova versão para PC e Mac foi lançada, que pode ser usada tanto online quanto offline. A empresa ainda promete versões para Android e iOS no futuro próximo, permitindo ainda usar a sua conta (opcional) do serviço entre as plataformas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas