Celulares piratas serão barrados no Brasil


     Para melhorar a telefonia no país, os famosos “xing-lings” serão barrados pelas operadoras a partir de 2013 quando houver a tentativa de habilitação dos aparelhos.
     Diariamente as operadoras de celular recebem inúmeras reclamações. Embora uma parte seja de fato má qualidade no serviço, uma outra não é culpa da operadora, mas do celular em si. Isto acontece porque muitos aparelhos são contrabandeados ou falsificados (popularmente os “xing-lings”) e não contam com homologação da ANATEL.
     Visando acabar com o uso deste tipo de aparelho, que não é danoso apenas para as empresas de telefonia, mas também para a economia do país, as operadoras se uniram e estão instalando em suas centrais um sistema que irá barrar a utilização desses aparelhos pirateados.
     Todo aparelho homologado pela ANATEL recebe um código chamado EMEI. Quando o sistema detectar a ausência deste identificador – o que leva a saber que o aparelho é pirata – na lista de códigos cadastrados, o dispositivo será bloqueado. Mas isto não funcionará para aparelhos antigos já cadastrados nas operadoras.
     A implementação do sistema custará mais de 10 milhões de reais e é parte do plano de melhoria da qualidade dos serviços de telefonia no Brasil. O começo do funcionamento está previsto para o primeiro trimestre de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas