TV´s de ultra-alta resolução


     Existem diversos padrões de TVs de alta resolução. No momento, as mais comuns no mercado e que você provavelmente deve ter em casa são as TVs Full HD. São televisores que possuem uma resolução de 1920 x 1080 pixels. Por si só já são aparelhos que têm uma imagem com um grau de detalhamento incrível. Como é natural do ser humano procurar melhorar e superar seus limites, a tendência é, contudo, a resolução ir aumentando com o passar do tempo. Neste cenário surgem as UHD TV (Ultra-high definition television ou, em português, Televisão de Ultra-alta definição) que são a aposta para o futuro.
     O padrão UHD, que foi criado no laboratório de pesquisas da NHK, em Tóquio, e aprovado pela União Internacional de Telecomunicações, inclui duas resoluções de TVs: as de 4K e as de 8K. 3840 × 2160 (8.3 megapixels) e 7680 × 4320 (33.2 megapixels), respectivamente. Note que elas recebem a letra “K” em seu nome, prefixo que representa 10³, por elas estarem próximas dos 4000 e 8000 pixels de resolução.Isto significa um nível de detalhamento altíssimo.
     Por hora, as UHD TVs ainda estão fora de cogitação, devido à viabilidade econômica, embora as de 4K devam chegar até o fim do ano ao mercado. Em longo prazo, contudo, as TVs de ultra-alta definição devem se tornar item obrigatório em nossas casas. Lembrando que quando se fala em tecnologia o termo “longo prazo” pode ser tornar bastante subjetivo.
     Apesar de ser uma estrutura extremamente complexa, tornando difícil dizer com precisão, e, existindo muita divergência sobre o assunto, estima-se que a resolução máxima que os olhos humanos podem alcançar seja de 250 megapixels. Talvez quando os televisores chegarem a este patamar os cientistas fiquem satisfeitos. Ou não, o que é mais provável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas