Cientistas israelenses inventam retina artificial


          Uma empresa de Israel, que muitos podem não saber, mas é um país incrivelmente desenvolvido tecnologicamente, criou a Bio-retina, um produto que pode beneficiar milhares de pessoas que perderam a visão por consequência de doenças geralmente relacionadas ao envelhecimento .
     As doenças mais comuns são a degeneração macular (AMD, em inglês), que devido a danos na retina causa perda de visão na região central do campo visual e a retinite pigmentosa (RP), que causa uma perda gradual na visão. Ambas representam boa parte dos casos de cegueira que são resultado da ação do tempo.
     A Bio-retina trata-se de um chip que contém uma célula fotovoltaica que através de uma incisão é fixada na retina. O chip então é alimentado por uma fonte de lasers instalados nos óculos do paciente. Estímulos vindos dos óculos são dirigidos à bio-retina e então direcionados ao nervo óptico, responsáveis por levar sinais ao cérebro. Dessa forma, a retina artificial faz o papel da área danificada na retina por AMD, RP ou outra doença do gênero.
     Os desenvolvedores dizem que a Bio-retina não é o primeiro produto do gênero, mas afirmam que é o melhor aparelho do segmento já criado. Dizem também que assim que implantada os pacientes devem conseguir imediatamente enxergar imagens monocromáticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas