Um avatar que reproduz expressões faciais em tempo real


          Yasue Mitukura, Professor na Universidade de Keiono Japão, poderá se tornar o melhor amigo dos gamers, além de alguns pervertidos pela internet a fora.
     Ele e a sua equipe desenvolveram um avatar virtual, que é capaz de reproduzir as suas expressões faciais, usando apenas uma webcam. Essa tecnologia permitiria novas formas de interação em jogos, principalmente em MMORPGs.
     Imagine jogar, por exemplo, World of Warcraft, e as suas expressões faciais poderem alterar o curso do jogo, a partir de expressões que você demonstra durante as conversas. Com a integração desta tecnologia os outros personagens poderiam perceber o seu estado de espírito e adequarem as suas ações e comportamentos, de acordo com a sua disposição, tornando a sua experiência de jogo mais imersiva.
     Esta tecnologia funciona captando as suas expressões através de uma webcam e transmitindo-as via USB. É então que a magia acontece: fazendo uso de um algoritmo especialmente desenvolvido, o sistema capta pontos de referência, como o contorno dos olhos, boca e nariz, assim como o movimento dos olhos e atualiza esses dados com extrema rapidez e precisão. O resultado obtido é uma reprodução das suas expressões faciais de forma precisa e fluída.
     O próximo passo será o de desenvolver softwares de simulação de movimentos, que permitam integrar este avatar em diversos programas e aplicativos, para que esta tecnologia deixe de ser experimental para se tornar uma realidade.
       Veja o vídeo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas