Americanos constroem computador mais rápido do mundo



     Os Estados Unidos voltaram à primeira posição no ranking dos supercomputadores mais rápidos do mundo. Isso porque a IBM criou o Sequoia, um computador tão rápido que faz em apenas uma hora cálculos que demorariam 320 anos para serem feitos por 6,7 bilhões de pessoas usando calculadoras.
     Com isso, o supercomputador deixa para trás o japonês K, fabricado pela Fujitsu, que até então era a máquina mais veloz do mundo. A supermáquina americana é 1,55 vezes mais rápida do que o modelo japonês e usa mais de 1,5 milhão de processadores - mais da metade do que o concorrente asiático.
     A tecnologia de ponta deve servir principalmente para conduzir simulações que ajudem o país a estender a vida útil de suas armas nucleares em processo de deterioração, evitando a necessidade de fazer testes.
     O Sequoia foi instalado no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, na Califórnia (Estados Unidos), que pertence ao Departamento de Energia americano. Para Thomas D’Agostino, da Administração de Segurança Nuclear Nacional (NNSA, na sigla em inglês), o novo supercomputador garante ao país a liderança no setor e aumenta a confiança em seu arsenal nuclear.
     De acordo com a IBM, o Sequoia é mais eficiente também do ponto de vista energético, já que consome cerca de 7,9 megawatts, enquanto o japonês K precisa de 12,6 megawatts para funcionar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas