O futuro chegou: carros sem motoristas já são realidade


     Carros com piloto automático são um sonho comum e cada vez mais próximo para muitas empresas do ramo. A startup Cruise Automation, por exemplo, está desenvolvendo um acessório que pode dar esta habilidade para qualquer veículo em que seja instalado.
     É difícil evitar comparações com a iniciativa do Google de desenvolver um carro automático, mas o sistema da Cruise é bem mais simples: ele foi desenhado para funcionar apenas em estradas e requer que o usuário dirija até uma delas manualmente.
     Uma vez posicionado, basta apertar um botão para acionar o dispositivo, que toma o controle do carro. O sistema funciona até que o motorista aperte um pedal ou mexa na direção.
     No momento, o aparelho ainda requer que o motorista preste atenção na estrada. “Nós precisamos coletar dados para fazer com que o sistema seja inteligente e confiável o suficiente para funcionar sozinho e este é o nosso objetivo de longo prazo”, explica o fundador da empresa, Kyle Vogt.
     A empresa, baseada em São Francisco, nos Estados Unidos, começou a receber encomendas para seu sistema RP-1 desde semana passada e a expectativa é que as primeiras instalações comecem no início de 2015. O preço de cada unidade é de USD 10 mil (cerca de R$ 22,3 mil).
     No momento, o RP-1 só funciona com os modelos Audi A4 e Audi S4, mas a ideia é torná-lo compatível com outros modelos. A Vogt adianta que a empresa ainda não decidiu quais serão os próximos carros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas