A “Pont du Gard” Ponte Aqueduto – Obra prima da edificação antiga


     A pergunta “o que os romanos fizeram por nós?” foi a famosa pergunta feita no filme “A Vida de Brian” de Monty Python e, certamente, alguns milhares de anos mais tarde, essa pergunta é potencialmente redundante. No entanto, uma análise sobre a ponte aqueduto de “Pont du Gard” pode acabar com essa ideia.
     Eles certamente fizeram a construção para durar. Embora a “Pont du Gard” não esteja mais funcionando como aqueduto, o próprio fato de ela ter sido construída há mais de dois mil anos e ainda esteja de pé, é a prova das habilidades de seus construtores (embora, naturalmente,  já tenha passado por restaurações ao longo do tempo.
     A “Pont du Gard” atravessa o Rio Gard no sul da França. No total, o aqueduto tem mais de 50 quilômetros de comprimento e liga as cidades de Uzès e Nîmes. Além de ser a mais alta de todas as pontes aqueduto romanas, é também uma das mais bem preservados. Surpreendentemente, nenhuma argamassa foi utilizada na sua construção.
     A ponte foi construída no século I DC e, na época, os cidadãos de Nîmes estavam desfrutando de uma oferta de mais de quarenta milhões de litros de água por dia. A precisão usada pelos engenheiros romanos é impressionante: apesar do comprimento, o aqueduto tem um desnível de apenas 17 pés (5,6m) em toda a sua extensão.
     Foi usada bem depois da queda do Império Romano, possivelmente no século décimo. No entanto, não foi mantida e, eventualmente entupida com depósitos de minerais e os detritos de centenas de anos. Mesmo depois de seu uso como um aqueduto, secou e sua função mudou e tornou-se uma ponte de pedágio na Idade Média.
     Pensa-se que a construção do aqueduto começou por volta do ano 40 dC e foi concluída em cerca de quinze anos. Provavelmente teria cerca de mil operários que trabalhavam em sua construção.
     A ponte em si tem 274 metros de comprimento e um maciço de 49 metros de altura. Foi construído em três níveis e em cada nível da extensão dos arcos é inconstante. Cada um tem uma largura ligeiramente diferente de espaço, uma manobra deliberada para proteger a ponte contra subsidência.
     Há mais de 50 mil toneladas de pedra que formam a ponte e muitos dos blocos têm peso superior a cinco toneladas cada. Não há argamassa envolvida na construção - o corte foi tão precisa que as pedras se encaixam por fricção
     Infelizmente, o nome do arquiteto foi perdido em tempos.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas