O velho moinho de Vernon e suas pontes menos afortunados
A cidade velha de Vernon está aninhada ao
lado do rio Sena, a cerca de 75 km de Paris. Ela tem, como você pode imaginar,
uma história longa e passou por períodos de mudanças importantes, tanto na
França e na Europa como um todo. Quando a mudança acontece, há sempre
vencedores e perdedores. Em Vernon, arquitetonicamente falando, talvez seja a
velha ponte que poderia ser considerado a mais infeliz. Na verdade ela foi
reconstruída e destruída muitas vezes, o suficiente para nós a considerarmos,
talvez, a mais azarada ponte do mundo.
A sobrevivente com sorte, nesse caso, é a
casa do velho moinho ( Le Vieux Moulin ), que atravessa os dois primeiros
pilares da antiga ponte. Vernon em si é mencionado pela primeira vez nos
arquivos do rei franco Pepino, o Breve (ou o Grande, dependendo do livro de
história) em torno 750AD. Vernon como cidade foi fundada em 950 e a primeira
ponte de madeira foi construída em algum ponto do início do século XII (embora
haja argumento entre os historiadores também).
No final do século passado, no entanto, a
primeira ponte em pedra foi construída. A sua construção foi ordenada pelo rei
Filipe II, o último rei dos francos e primeiro Rei da França. A ponte foi
construída para que Filipe ppudesse mover tropas facilmente em sua guerra com
Ricardo Coração de Leão. Neste ponto da história, haviam poucas pontes ao longo
do Sena e assim tornou-se Vernon estrategicamente importante, por um curto
período de tempo, pelo menos.
Felipe custeou grande parte da construção
da ponte com a venda dos direitos para estabelecer pesca e azenhas em cima da
ponte. A ponte logo teve cinco usinas - incluindo a que podemos ver ainda hoje.
No entanto, as pontes tinham uma
manutenção incrivelmente alta. Imagine 25 arcos de até 12 metros de largura
cada. Eles eram para os padrões da época simplesmente inacessíveis para serem preservados
adequadamente. Eles foram tão usados que literalmente desabaram.
Onde pode ser vista esta ponte hoje? Quando
as forças aliadas lançaram a Operação Overlord, em 1944, para libertar a Europa
ocupada pelos alemães, esta nova ponte foi destruída por bombardeios aéreos
(como foram todas as pontes ao longo desta parte do Sena de Paris para Rouen)
para desativar qualquer tentativa pelos alemães de reforçar suas tropas na
frente. Até aí a usina estava em condições excepcionalmente pobres. Ela tinha
sido danificada pelos bombardeios dos Aliados e estava em grave perigo de cair
para o Sena. Seu último proprietário, o americano William Griffin, morreu em
1947 e não há herdeiros possam ser encontrados. Algo tinha que ser feito e as
pessoas da cidade de Vernon levantaram fundos suficientes para vê-la restaurada.
Quanto à ponte, uma nova estrutura
temporária foi criada depois que as hostilidades cessaram e uma nova estrutura
permanente foi inaugurada em 1954, acima do rio, de onde a velha ponte tinha sempre
estado em suas várias encarnações. Ainda assim, o antigo moinho está de pé. A era
da guerra entre as potências da Europa Ocidental acabou e ele suportou.
Comentários