NASA reavalia dados do meteoro russo


     As últimas informações sobre o evento astronômico-apocalíptico dos últimos dias mostram que fotos MUITO conservadores nas primeiras estimativas, e que um meteoro BEM grande nos pegou desprevenidos. Parte da culpa é dos próprios governos, que não investem em bobagens como programas de detecção de asteróides.
     Só para dar uma idéia, o orçamento da NASA é de míseros 0,5% do Orçamento Federal dos EUA, e desses 0,5% só conseguiram alocar 1/20 para pesquisa de asteroides.
     Quanto ao meteoro que atingiu a Rússia, sua explosão foi detectada por instalações de monitoramento em todo o mundo, inclusive um posto de escuta de infrassom no Alaska, a 6500Km de distância. Com esses dados, satélites, vídeos, sismógrafos e outros brinquedos, as dimensões mais atuais são:
Tamanho: 17 metros, 1/3 do 2012 DA14.
Massa: 10 mil toneladas
Energia liberada: 0,5Megaton
     Isso mesmo. 500 Kilotons explodindo sobre a Rússia, o sonho de qualquer general americano no tempo da Guerra Fria.
“Ah, mas 10 mil toneladas não é muito?”
     O problema é que o volume de um objeto não aumenta de forma linear. Um cubo de 1 metro de lado tem volume de 1 metro cúbico. Já um cubo de 2 metros de lado tem volume de 8 metros cúbicos.
     A explicação é que você está aumentando tridimensionalmente o objeto, então a fórmula, no caso do cubo, é L3, Lado ao cubo. Um cubo de 17 metros de lado tem 4913 metros cúbicos de volume.
     No caso do meteoro, trabalhamos com uma esfera, cuja fórmula para calcular o volume é (4/3) * π * r3.
     Assim uma esfera de 1 metro de diãmetro tem volume de 0.523 metros cúbicos, já uma de 1m sobe para 4.19 metros cúbicos. Uma hipotética esfera de 17 metros tem volume de 2573.42 metros cúbicos.
     Segundo a Wikipedia a densidade média de um asteroide classe S, o mais comum, é de 2,71g/cm3. Convertendo as unidades e multiplicando volume por densidade, chegamos a uma massa de 6.971.314Kg. Convertendo em toneladas, 6971,3. Certinho com o valor da NASA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas