Música digital ultrapassa a mídia física nos EUA
Relatório anual da Nielsen e Billboard, divulgado nesta sexta-feira, 4, revela que a venda de músicas digitais dominou o mercado norte-americano.
Ao todo, as mídias eletrônicas foram
responsáveis por 55,9% das vendas de música nos EUA.
É a primeira vez que o feito acontece.
Juntos, iTunes, Amazon, eMusic e outras lojas virtuais representaram 37% das
vendas. Grandes varejistas físicos, como Walmart e Target, que dominavam esse
mercado nos últimos cinco anos, em 2012 foram responsáveis por apenas 29% do
mercado.
No total, as compras de músicas cresceram
3,1% em comparação a 2011. O número foi impulsionado pelo comércio de canções
individuais, já que as vendas de álbuns e equivalentes caiu 1,8% relação ao ano
anterior.
Em 2012 foram vendidos 193 milhões de CDs
físicos -- o que representa uma queda de 13,5% em relação a 2011. Já os discos
digitais venderam 118 milhões -- um crescimento de 14%, na comparação com o ano
anterior.
O disco digital mais vendido foi 21, da
Adele, seguido por Red (Taylor Swift), Babel (Mumford & Sons), Up All Night
(One Direction) e Some Nights (Fun).
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