China lançará ao espaço seu primeiro foguete tripulado



     Durante o período da guerra fria, a então União Soviética, a 12 de Abril de 1961, colocou Yuri Gagarin no espaço e mais tarde os Estados Unidos, a 20 de Julho de 1969, colocaram Neil Armstrong na superfície da Lua. Naquela época, a exploração espacial era vista como uma afirmação de hegemonia por parte das duas superpotências rivais.
     Desta vez, quem se apresenta para colocar o seu nome na lista dos países que foram ao espaço, é a China. A Agência de Administração Espacial Chinesa informa-nos que ainda nesse mês de junho, três astronautas (ou taikonautas, na versão chinesa) chineses, a bordo da nave Shenzou 9, impulsionada por foguetes Long March-2F, alcançarão a estação Tiangong-1. Se tudo correr bem, a China será eternamente grata a Zhou Jianping, o homem por trás do planejamento desta primeira missão tripulada por chineses.
     O sucesso desta missão, que obviamente encherá o povo chinês de orgulho no seu país, será o triunfo de toda a tecnologia espacial chinesa e a afirmação do gigante asiático no mundo.
     No entanto, para as autoridades da China, este será apenas o primeiro passo na odisseia espacial. Depois de lançar seus homens ao espaço, a ideia é ter uma estação espacial permanentemente tripulada, já em 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas