Como Dorothea Lange retratou a Grande Depressão Americana

     Um olhar sobre a obra de Dorothea Lange, que conquistou a Grande Depressão através da sua lente e criou algumas das imagens iconográficas da época. Numa época em que mulheres não votavam antes dos vinte anos, Dorothea Lange foi pioneira. Uma profissional que tirou fotos para uma vida. A Grande Depressão da década de 1930 é mais lembrada, fotograficamente, pela obra da FSA, para a qual ela trabalhava. Ela viajou os EUA gravando as privações causadas pelo fracasso da economia, bem como registrar muitas imagens edificantes, que mostraram que, apesar dos tempos difíceis, a vida e o amor continuavam.
     Vamos começar com uma imagem da própria fotógrafa. Esta foto de 1937 mostra Lange no campo com uma de suas câmeras, posicionada no topo de seu carro. Cabelos curtos e um vestido bem feminino, com aparência juvenil, a beleza desta foto está nas botas de beisebol que ela está usando. Seu trabalho não era, afinal, um trabalho que necessitasse o uso de saltos, então por que  curvar-se para a moda da época?
      Lange percorria as ruas tirando fotos de pessoas sem-teto e desempregados, e isto muito rapidamente atraiu a admiração dos fotógrafos locais. Uma coisa levou à outra e ela se viu rapidamente empregada  na Farm Security Administration (FSA). Seu trabalho era capturar o dia a dia e os horários das pessoas afetadas pela depressão e passar essas imagens - gratuitamente - para jornais e revistas.
     Vejam algumas das fotos de Dorothea Lange:


























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas