Um roteador wireless no cérebro?


     Essa nova invenção parece mais algo saído de um filme de ficção cientifica. Cientistas desenvolveram uma nova tecnologia que coloca um roteador wireless com lasers em cérebros humanos, permitindo o controle sobre as células cerebrais, podendo alterar seu comportamento, cuidar de doenças e até distribuir remédios e substâncias em partes específicas do órgão.
     Essa técnica é chamada de optogenética. Basicamente, ela usa luz, como lasers ou LEDs, para ativar ou desativar as células e mudar suas funcionalidades. Ela permite que se meça a velocidade com que as coisas ocorrem no cérebro, além de poder controlar e interromper mensagens transmitidas entre neurônios.
     Nos experimentos com ratos de laboratório, os cientistas conseguiram fazer com que os neurônios responsáveis criassem dopamina, fazendo com que os animais agissem como se tivessem tomado alguma droga ou remédio, segundo o site Dvice. Para se ter uma ideia, ratos que sofriam de narcolepsia, ou seja, a doença do sono, conseguiam ser acordados usando a mesma tecnologia.
     Porém, um grande problema para os pesquisadores era o fato de a tecnologia possuir muitos fios, o que fazia com que os ratos não agissem normalmente. Foi aí que a empresa Kendall Research surgiu, trazendo um aparelho optogênico wireless que pesa apenas 3 gramas e que pode ser colocado sem problemas nos cérebros dos ratos. 
     Esse dispositivo funciona como um roteador, pegando sinais de um computador e os distribuindo para os lasers localizados nos neurônios, tudo sem a utilização de nenhum cabo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas