Moeda de um centavo de dólar é leiloada por US$1,38 milhões


     Esse foi o maior valor já pago por uma moeda desse valor. 'Trata-se de um centavo de cobre muito raro. Só foram cunhados poucos exemplares da moeda. O exemplar que foi vendido, que nunca circulou no mercado, estava em condições excepcionalmente boas', disse nesta segunda-feira à Agência Efe Tony Swicer, presidente da Flórida United Numismatists, organização responsável pelo leilão ao lado da casa especializada Heritage Auction.
     Swicer afirmou que o valor alcançado foi o maior já pago por um centavo americano. Ele disse ainda que não sabia por que a moeda nunca entrou em circulação. O exemplar foi cunhado no mesmo ano em que os EUA começaram a produzir suas próprias moedas.
     O leilão foi realizado em Orlando, durante a convenção anual da Flórida United Numismatists, considerado o maior congresso de numismática dos EUA,
     'Não sabemos quem comprou o centavo. É segredo', disse Swicer, que acrescentou que sua organização desconhecia a origem da moeda. 'É provável que pertença a algum grande colecionador de moedas', opinou.
     Para ele, a moeda é 'linda e única'. Swifer explicou que só existem cerca de dois mil exemplares do centavo. 'Se eu tivesse dinheiro, compraria a moeda por esse preço. É caro, mas tem gente que faz tudo para ter o melhor', ressaltou.
     Cunhado na Filadélfia, o centavo pertence à série 'Chain Cent', a primeira de moedas de um centavo na qual aparece a figura de vários anéis, que representariam a solidariedade entre os estados dos EUA.
     A moeda tem quase o mesmo tamanho de uma de 50 centavos de dólar usada atualmente, com 26 milímetros de largura e 27 de altura. Outras moedas do tipo, em pior estado de conservação, foram vendidas por até US$ 10 mil. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas