Novas tecnologias nos automóveis


     Na combinação entre carros e tecnologia, segurança vem em primeiro lugar. Mas essa evolução está também diretamente ligada ao conforto e ao entretenimento dos passageiros.
     Opcionais ou de série, são itens que não acabam mais. Começando pelos novos modelos de chave. Hoje, em muitos modelos mais modernos, ela se transformou em um dispositivo diferente. Basta o motorista ter ela no bolso, se aproximar do carro e apertar um botão para dar ignição.
     O velho e tradicional freio de mão como a gente conhece também está prestes a virar coisa do passado. Agora eles são elétrico-hidráulicos e trazem mais funções do que simplesmente servir como "freio de estacionamento".
     No novo freio de mão, você tem 2 motores elétricos que fazem o papel da sua mão, em comparação com o freio de estacionamento convencional, que bloqueia as rodas traseiras quando você aciona um botão. Aliado a isso, ele tem um sistema que se chama Hill Assist, ou seja, uma assistência para ladeira que possui um giroscópio dentro do carro que, quando você para o carro numa ladeira, ele identifica a posição do veículo e mantém as rodas traseiras travadas entre 5 e 10 segundos, para que você tire o pé do freio e o coloque no acelerador, permitindo que você saia tranquilamente.

     Uma das funções mais surpreendentes e que, por enquanto, é opcional apenas em alguns modelos de luxo, é o assistente de estacionamento (em inglês, Park Assist). Basta apertar um botão para o carro, além de procurar uma vaga, fazer a baliza sozinho pra você...
     Assim que você aciona o sistema, o carro começa a procurar uma possível vaga em que ele caiba – que deve ser, no mínimo, um metro e 10 centímetros maior que o veículo. Quatro sensores instalados nas laterais do automóvel fazem a varredura do espaço através da emissão e reflexão de ondas. Assim que uma vaga disponível é encontrada, o sistema autoriza a manobra e tudo o que você tem a fazer é tirar as mãos do volante e engatar a ré. A manobra pode ser acompanhada pela tela no painel, que exibe as imagens da câmera traseira. Ao motorista cabe apenas controlar a velocidade do carro. O mesmo sistema também funciona em vagas perpendiculares, como aquelas tradicionais de shopping centers. Nas vagas de 90º, ele calcula, através dos sensores de radar, o espaço necessário para deixar o carro no lugar certo, de um lado e do outro, facilitando, até, a abertura das portas.
 Fonte:olhardigital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbie Advogada

Geneticistas israelenses criam galinhas sem penas